sexta-feira, 8 de maio de 2009

Economista critica submissão da CNBB ao Vaticano

Uma assembleia de menores

José de Freitas Uchoa*

É assim que deve ser considerada a assembleia anual dos bispos do Brasil, realizada há pouco em Itaici, no interior de São Paulo. Por quê? Porque, uma vez concluídos os trabalhos, o presidente da CNBB comunicou aos jornalistas que as conclusões só seriam divulgadas após serem aprovadas pelo Vaticano; vale dizer: pela medieval Cúria Romana.

Vejam bem: quase trezentos homens maiores de quarenta anos discutem e meditam durante uma semana as questões que afligem a Igreja no Brasil e, depois que firmam suas decisões, precisam da aprovação de alguns cardeais encastelados no Vaticano, que imaginam conhecer melhor, por exemplo, a realidade da Igreja no Nordeste do Brasil que os bispos locais, atribulados por uma gama de dificuldades que vão da falta de padres e de meios, até a realidade socioeconômica e religiosa de comunidades vítimas da exploração política e da pressão consumista desenfreada.

Leia mais aqui, na edição desta sexta-feira do jornal O Povo.

* Economista, Uchoa é secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Fortaleza.

Um comentário:

Anônimo disse...

No que diz respeito a CNBB e ao Vaticano nada a discordar do Sr. José de Freitas. Mas porque não trazer este anseio de transparência e democracia para a SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza que o Sr. José de Freitas comanda há 5 anos? Porque o site da SDE saiu do ar neste anos de 2009? E o projeto do Restaurante Popular? E o Banco de Alimentos? E a Escola de Gastronomia? E os mais de cem convênios firmados pela SDE nos ultimos quatro anos? Porque a maioria não sai do papel?