sexta-feira, 8 de maio de 2009

Câmara aprova título de cidadã de Fortaleza à missionária Maria Amélia Leite

A Câmara Municipal de Fortaleza outorgou nesta quarta-feira (06/05) o Título de Cidadã Honorária de Fortaleza à missionária indigenista Maria Amélia Leite, através de Decreto Legislativo n° 23/2009, de autoria do vereador João Alfredo, do Partido Socialismo e Liberdade (PSol). Todos os 37 vereadores presentes ao Plenário votaram a favor.

“Maria Amélia teve toda sua vida voltada às causas sociais, por isso merece essa justa homenagem. É fato público sua dedicação às comunidades indígenas do Ceará, inclusive em Fortaleza. Dessa forma, militante de fibra e coerência, faz-se merecedora do Título de Cidadã da nossa capital”, avalia o vereador.


Sobre Maria Amélia Leite

Nascida em São Paulo, dedicou-se as questões sociais da capital cearense a partir de sua vida profissional: professora municipal (1948/1956) e administradora do Posto de Saúde Infantil de Fortaleza (1956/1958). Na década de 1970 foi professora voluntária de alfabetização de adultos nos bairro da periferia de Fortaleza. Foi militante da Ação Católica Operária (ACO) e atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Hoje é reconhecida por sua militância em favor dos povos indígenas do Ceará, onde participou a criação da Missão Tremembé. Integrou o Conselho Indigenista missionário (CIMI). Atualmente é membro do Grupo Multi-Institucional (GMID) dos Direitos Indígenas, no Ministério Público Federal. Somou-se a luta que efetivou a primeira demarcação da terra indígena no Ceará, em 2001, o Córrego João Pereira, localizado entre os municípios de Acaraú e Itarema. Ultimamente, encontra-se também ao lado do povo Paupina, localizado no bairro Messejana.

Nenhum comentário: